Quando tratamos de segurança da informação uma coisa que precisamos ter em mente é que NÃO EXISTE SISTEMA 100% SEGURO, seja la uma aplicação ou até mesmo uma rede que possa estar desprotegida.
Neste tutorial mostrarei como encontrar uma vulnerabilidade no banco de dados mysql, explorar esta vulnerabilidade, quebrar senhas com hash MD5 (muito fraca essa criptografia mais beleza) e obter acesso ao sistema.
1 - Iremos efetuar um scan na porta 3306 com nmap usando a seguinte sintaxe "nmap -sS -sV -p 3306 --script mysql-empty-password.nse <ip remoto> -T5, conforme imagem abaixo, no nosso exemplo o IP é 192.168.0.50
No exemplo acima, o nmap nos informou que a porta 3306 está aberta e na utilização do script ele nos diz que a senha do root (usuário com todos os privilégios) está vazia na linha "root account has empty password" o que torna-se um serviço totalmente vulnerável, sendo assim iremos explorar a falha.
3 - Após verificarmos as informações com o nmap, iremos conectar ao banco de dados com o comando "mysql -h <IP remoto> -u root"
4 - Agora temos acesso ao banco como root, agora iremos procurar por senhas, iremos acessar o banco dvwa com o comando use dvwa e iremos listar as tabelas desse banco.
5 - Vemos que existe uma tabela chamada users, com isso digitamos select * from users;
6 - Repare que apareceu o nome de alguns usuários e a senha criptografada deles, iremos escolher o usuário admin e vamos tentar quebrar a hash para descobrir a senha dele, para isso digitamos findmyhash MD5 -h <hash>.
Ao digitar o comando, ele nos informou que a senha é "password" com isso iremos acessar o sistema.
Pronto, acesso concluído com sucesso.